Conheça a Trilha do Pico dos Marins na Serra da Mantiqueira: Uma Experiência Inesquecível

Explorar a beleza natural da Serra da Mantiqueira é uma experiência que todo amante da natureza e de trilhas deveria ter. E a trilha do Pico dos Marins se destaca como uma opção imperdível para aqueles que buscam aventura, paisagens deslumbrantes e um desafio a altura.

Dados Técnicos da Trilha do Pico dos Marins

Dificuldade: Difícil
Distância: 12,2 km
Subida: 1,1 km
Altitude: 2.432 m
Tempo médio: 6 horas

OBS: Esses dados são referentes apenas à subida, ou seja, da Base ao Topo. Ida e volta considere o dobro dos valores de tempo e distância percorrida.

Descobrindo a Trilha Marins Itaguaré

O Início da Jornada

A aventura começa antes mesmo do início da trilha. Para chegar à entrada do parque na cidade de Piquete-SP, é necessário enfrentar uma estrada de terra bem desafiadora. Fora que o GPS o manda para uma subida impossível para carros de passeios comuns.

Para fazer o caminho menos pior para a Base dos Marins e início da trilha o mais indicado é seguir para a cidade de Piquete-SP e pegar a Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Ignore o GPS para entrar na R. Me. Maria Mazarelo a não ser que tenha um 4x4. Caso não tenha, continue pela rodovia até passar a fronteira do estado.

Já no perímetro urbano da cidade de Delfim Moreira, saia da Rodovia na rotatória pegando a estrada AMG-1915 (desculpe não consegui achar o nome dessa estrada). A rotatória fica bem depois da Padaria Beira Rio.

Na estrada AMG-1915 siga por 1,8km e pegue a entrada para Estrada Pico dos Marins. Aí é só sofrer seguir 14 km de estrada de terra até o Refúgio dos Marins.

Estrada para o Refúgio dos Marins

Trilha para o Pico dos Marins

Início da Trilha

A trilha se inicia no Refúgio dos Marins, onde é possível encontrar um restaurante rústico, uma pequena mercearia com algumas coisas básicas, banheiro, água e estacionamento gratuito.

OBS: Atenção ao estacionamento, pois é feriados e sábados é comum não encontrar muitas vagas disponíveis.

Refúgio dos Marins

anuncio

A trilha em si tem início seguindo para o lado oposto ao da entrada do refúgio e é uma caminhada relativamente tranquila por alguns quilômetros de vegetação bem fechada, típica da mata atlântica.

A trilha

A trilha aos poucos vai tendo seu nível de dificuldade aumentada conforme você ganha altitude.

A primeira parada é o mirante do Morro do Careca, onde é possível ter uma visão panorâmica do lado Paulista da Serra da Mantiqueira.

Vista do Pico do Morro do Careca

Após passar pelo Morro do Careca a trilha perde a vegetação mais densa e passa a ter mais presença de vegetação de altitude, com plantas mais rasteiras e baixas.

Escalaminhada para o Pico dos Marins

Após o Morro do Careca, além da vegetação, o nível de dificuldade também muda bastante e a trilha se torna uma escalaminhada mais técnica. A Canaleta do Rampão ou também chamada de pedra partida (foto acima) é um exemplo das subidas que enfrentamos.

Logo depois desse ponto, a trilha dá uma guinada para a esquerda acompanhando o paredão. É um ponto onde o capim cresce e, apesar de bastante alto, as trilhas acabam ficando bem marcadas pelo passar dos montanhistas.

A partir desse trecho a trilha fica mais puxada e muito cansativa, pois é muita escalaminhada e subida sem parar até a chegada do primeiro camping.

No primeiro acampamento a trilha fica muito menos acidentada e é possível ter uma vista incrível do pico.

Esse é geralmente o acampamento escolhido para quem vai fazer a travessia, visto que dá acesso à trilha que leva ao pico do Itaguaré.

No primeiro acampamento também há uma fonte de água, porém não é uma água que recomendo que tome sem tratamento. Se quiser se abastecer leve filtro e clorim.

Outro ponto que vale destacar, é o vento. Todas as vezes que fui ao pico o vento estava extremamente forte, então recomendo fortemente que procure por um ponto de capim alto para armar a barraca, pois o capim protege bastante do vento.

Ataque ao Pico dos Marins

O ataque ao pico exige mais uma caminhada que varia de 30 minutos a 1 hora dependendo do peso que leva e do seu nível de cansaço.

Depois de uma pequena subida você já irá encontrar o segundo acampamento. Seguindo em frente, terá que enfrentar mais uma escalaminhada até o pico.

Apesar de ter alguns pontos mais difíceis, essas subidas “mão na pedra” são mais tranquilas que da trilha até o primeiro acampamento.

Após sofrer andar muito você finalmente chegará ao pico, onde há um livro para assinar e uma vista panorâmica lindíssima.

Do pico é possível contemplar tanto o lado Paulista quanto Mineiro da Serra da Mantiqueira e você poderá ser presenteado com um mar de nuvens ou um por/nascer do sol incríveis.

Nascer do Sol no Pico

Excelentes dicas

2. Ronaldo

Cara
    Gostei muito do seu blog. Me ajudou demais

3. Mike Crossman

Hello
    I really liked your content. Informative and straight to the point.